Pular para o conteúdo principal

Telefones Celulares e a ameça de câncer.

O presidente do Painel do Câncer nos E.U.A. relatou que "a quantidade verdadeira de casos de câncer induzidos pelo ambiente tem sido subestimados." O painel apontou para telefones celulares e outras tecnologias sem fio como causas potenciais de câncer.

Nas suas recomendações, o painel declarou:
"Métodos de monitorização a longo prazo e quantificação dos riscos relacionados com a energia eletromagnética dos telefones celulares e tecnologias sem fio são uma necessidade urgente, dado o uso crescente destes dispositivos por meio de tecnologias mais potentes e o maior uso por segmentos mais jovens da população e as radiofreqüências maiores dos novos produtos."
Dr. Ted Schettler, diretor da Rede de Ciência e Saúde Ambiental  disse:
"... Mesmo que os telefones celulares aumentem pouco o risco de câncer, muitas pessoas estão expostas ao que poderia ser um problema de saúde pública de grande porte.

O relatório do Presidente do Painel do Câncer falou sobre uma questão importante: como reduzir os riscos de câncer ambiental. Em 2009, 1,5 milhões de norte americanos foram diagnosticados com câncer, e o relatório sugere que a percentagem diretamente causada por fatores ambientais, foi "grosseiramente subestimada."

Nas suas 240 páginas, o relatório aborda em mais de um punhado de carcinógenos ambientais, cada um merecedor de sua própria atenção. Desde os 80.000 produtos químicos amplamente testados, utilizados e regulamentados nos E.U.A., medicamentos, pesticidas, água contaminada, poluição do ar, parece que nenhuma pedra foi deixada de lado no âmbito deste relatório.

Mas há uma questão que realmente se destaca, que não recebeu a atenção que cerca outros carcinógenos, como a poluição do bisfenol-A ou diesel, e que é o uso de telefones celulares. Este relatório representa uma mudança de posição e considera o uso de telefone celular e  de tecnologia wireless de "grande preocupação"


O relatório afirma:
"O uso de telefones celulares e outras tecnologias sem fios é uma grande preocupação, principalmente porque esses dispositivos estão sendo utilizados regularmente cada vez mais por segmentos mais jovens da população...
... a pesquisa sobre o câncer e outras doenças de risco entre usuários de longo prazo de tecnologias sem fioo é extremamente limitada. Da mesma forma, os danos atuais e potenciais da radiação de freqüência extremamente baixa não são claras e exigem um estudo mais aprofundado ".

Os membros do painel consultaram cerca de 50 médicos especialistas na elaboração deste relatório e, claramente reconheceram que um dos principais desafios para provar o vínculo entre celulares e câncer é que só recentemente esta tecnologia se infiltrou no mercado.

O painel escreve:
..."Não se sabe exatamente qual a porcentagem de todos os casos de câncer, quer sejam iniciados ou promovidas por um gatilho ambiental ... Alguns riscos em relação aos riscos ambientais como um único episódio agudo, mas na maioria das vezes, um ou vários riscos danosos ao longo de um período de semanas , mês, ano ou uma vida. "

Por exemplo, o período de indução para tumores cerebrais podem ser pelo menos 30 anos. Os telefones celulares só foram amplamente utilizados a uma década ou mais, e o uso só vai aumentar em níveis exponenciais. O que isto significa é que os efeitos reais do uso regular de telefone celular não vai começar a aparecer por 10 anos ou mais, mas aí já será tarde demais.

Crianças de 10 anos de idade, que começam a usar um telefone celular hoje, podem não perceber o impacto até que ele é diagnosticado com um tumor cerebral aos 40 anos!

O Presidente do Painel do Câncer, percebendo isso, pediu o uso do princípio da precaução - não só para celulares mas também para todas as substâncias potencialmente causadoras de câncer que bombardeiam a população.

"Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você merece dormir bem!

Nada como uma ótima noite de sono para acordar novo e com mais disposição para enfrentar o dia. Muitas pessoas tem curiosidade em saber quanto tempo e como devem dormir. Pena que a rotina atarefada nem sempre permita um sono tranquilo. Se você é o tipo de pessoa que deixa de dormir para estudar ou trabalhar ou deixa que as aflições do dia-a-dia atrapalhem o seu sono, trate de relaxar. Dormir bem é fundamental não somente para a melhorar a execução das tarefas diárias. Odescanso é de suma importância para a sua saúde e o seu conforto. “O sono é uma necessidade de recuperação essencial ligada a todos os órgãos do corpo. Funções essenciais como conservação de energia, metabolismo anabólico, amadurecimento do sistema nervoso central, consolidação da memória e secreção hormonal são desempenhadas”, explica a neurologista Andréa Bacelar, da Clínica Neurológica Dr. Carlos Bacelar, no Rio de Janeiro. Partes do Sono Segundo a neurologista, o sono é dividido em partes que geram ciclos. “As part...

Índia inicia estudo sobre impacto de telefones celulares na saúde humana.

O uso do celular ou a proximidade com a torre de transmissão de celular causa impacto no ciclo menstrual de uma mulher, altera a contagem de espermatozóides no homem, seu padrão de sono ou comportamento em geral? Estas são algumas das questões que o Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR) está buscando respostas. "Torres de celular e telefones celulares emitem grandes quantidades de radiação de radiofreqüência, e a exposição a esta radiação não é boa para a saúde", diz o Dr. MV Katoch, DG, da ICMR, citando o motivo para o início da investigação. "O uso excessivo de telefones celulares ou a exposição de pessoas que vivem perto de uma torre de telefonia celular foram ligados a um efeito adverso sobre a saúde reprodutiva e neurológicas das mulheres de acordo com os dados gerados por estudos em outros países. Queremos verificar se o mesmo é verdadeiro para a população indiana", diz ele. Diferentes departamentos da AIIMS (Instituto de Ciências Médicas da Índia) estão ...

Dormir mal é um fator de risco para o diabetes

Taxa de glicose sanguínea aumenta quando período de sono é mais curto. Ter noites de sono mal dormidas pode aumentar as chances para desenvolver o Diabetes sugere um estudo Universidade de Chicago (EUA), publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. De acordo com o estudo, os resultados indicam que para manter-se longe da doença não basta apenas ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente, pois dormir o suficiente também é necessário para cuidar da saúde. O estudo avaliou cinco homens e seis mulheres, com idade na faixa dos 40 anos. Os participantes estavam um pouco acima do peso, não se exercitavam muito e dormiam, em média, oito horas por dia. Durante dois ciclos de 14 dias, os voluntários permaneceram em um laboratório onde tiveram sua alimentação, sono e atividade cuidadosamente monitorados. Eles não foram impedidos de comer nenhum alimento, inclusive junk food, e nem foram obrigados a se exercitar. Na primeira fase do estudo, os vo...