Pular para o conteúdo principal

Obesidade Relacionada com problemas de sono

Quem dorme menos de 6 horas por noite, ou mais de 9, são pessoas suscetíveis à obesidade, de acordo com um novo estudo americano. É o mais completo a estabelecer uma relação entre o sono irregular e obesidade.
O estudo relaciona também problemas de sono com os fumadores, atividade física reduzida e abuso de álcool.
A recente pesquisa acrescenta relevância a uma série de estudos que no passado relacionavam a obesidade e outros problemas de saúde com a falta de sono, afirmou o Dr. Ron Kramer, um médico do estado do Colorado, E.U.A., e porta-voz da Academia Médica do Sono dos Estados Unidos. “Os dados estão comprovando que, quem dorme pouco ou demais, tem maiores problemas,” afirmou o Dr. Kramer.
O estudo foi baseado em inquéritos porta a porta a 87.000 adultos desde 2004 a 2006, tendo sido conduzido pelo Centro Nacional de Estatísticas para a Saúde.
Este tipo de estudo não consegue comprovar de forma definitiva relações de causa efeito, por isso, a título de exemplo, não é claro que fumar muito causa insônia ou se as insônia desperta a vontade de fumar, disse Charlotte Schoenborn, a principal responsável pelo estudo. Também não consegue comprovar a influência de outros fatores, tais como a depressão, que pode contribuir para o excesso de peso, fumar, insônia e outros problemas.
Contudo, o estudo verificou que cerca de 33% dos inquiridos que dormem menos que 6 horas por dia são obesos, e 26% dos que dormem 9 horas ou mais também apresentam níveis elevados de obesidade.
A relação entre a importância de uma alimentação saudável com a obesidade é tão mais fundamental quanto os níveis a que se aplica, seja diretamente, através das calorias recebidas através dessa alimentação, seja indiretamente, através da normalização do sono e do equilíbrio de peso.
Contudo, quase metade dos que dormem mais que 9 horas por dia são sedentários, o que levanta problemas de saúde que tornam a prática de atividade física moderada um sério problema, como andar ou subir escadas.
Outros estudos encontraram provas que um sono inadequado está relacionado com desequilíbrios hormonais reguladores de apetite, uma maior taxa de incidência de diabetes e alta pressão sanguínea, notou James Gangwisch, um respeitado investigador do sono da Universidade da Colômbia.
“As questões de fundo a que chegamos passam por recomendar às pessoas que durmam de forma equilibrada e suficiente, como forma de prevenir a obesidade e até como mecanismo de perda de peso,” afirmou Gangwisch, que não esteve envolvido no estudo.

Fonte: The New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você merece dormir bem!

Nada como uma ótima noite de sono para acordar novo e com mais disposição para enfrentar o dia. Muitas pessoas tem curiosidade em saber quanto tempo e como devem dormir. Pena que a rotina atarefada nem sempre permita um sono tranquilo. Se você é o tipo de pessoa que deixa de dormir para estudar ou trabalhar ou deixa que as aflições do dia-a-dia atrapalhem o seu sono, trate de relaxar. Dormir bem é fundamental não somente para a melhorar a execução das tarefas diárias. Odescanso é de suma importância para a sua saúde e o seu conforto. “O sono é uma necessidade de recuperação essencial ligada a todos os órgãos do corpo. Funções essenciais como conservação de energia, metabolismo anabólico, amadurecimento do sistema nervoso central, consolidação da memória e secreção hormonal são desempenhadas”, explica a neurologista Andréa Bacelar, da Clínica Neurológica Dr. Carlos Bacelar, no Rio de Janeiro. Partes do Sono Segundo a neurologista, o sono é dividido em partes que geram ciclos. “As part...

Índia inicia estudo sobre impacto de telefones celulares na saúde humana.

O uso do celular ou a proximidade com a torre de transmissão de celular causa impacto no ciclo menstrual de uma mulher, altera a contagem de espermatozóides no homem, seu padrão de sono ou comportamento em geral? Estas são algumas das questões que o Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR) está buscando respostas. "Torres de celular e telefones celulares emitem grandes quantidades de radiação de radiofreqüência, e a exposição a esta radiação não é boa para a saúde", diz o Dr. MV Katoch, DG, da ICMR, citando o motivo para o início da investigação. "O uso excessivo de telefones celulares ou a exposição de pessoas que vivem perto de uma torre de telefonia celular foram ligados a um efeito adverso sobre a saúde reprodutiva e neurológicas das mulheres de acordo com os dados gerados por estudos em outros países. Queremos verificar se o mesmo é verdadeiro para a população indiana", diz ele. Diferentes departamentos da AIIMS (Instituto de Ciências Médicas da Índia) estão ...

Dormir mal é um fator de risco para o diabetes

Taxa de glicose sanguínea aumenta quando período de sono é mais curto. Ter noites de sono mal dormidas pode aumentar as chances para desenvolver o Diabetes sugere um estudo Universidade de Chicago (EUA), publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. De acordo com o estudo, os resultados indicam que para manter-se longe da doença não basta apenas ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente, pois dormir o suficiente também é necessário para cuidar da saúde. O estudo avaliou cinco homens e seis mulheres, com idade na faixa dos 40 anos. Os participantes estavam um pouco acima do peso, não se exercitavam muito e dormiam, em média, oito horas por dia. Durante dois ciclos de 14 dias, os voluntários permaneceram em um laboratório onde tiveram sua alimentação, sono e atividade cuidadosamente monitorados. Eles não foram impedidos de comer nenhum alimento, inclusive junk food, e nem foram obrigados a se exercitar. Na primeira fase do estudo, os vo...