Pular para o conteúdo principal

Obesidade Relacionada com problemas de sono

Quem dorme menos de 6 horas por noite, ou mais de 9, são pessoas suscetíveis à obesidade, de acordo com um novo estudo americano. É o mais completo a estabelecer uma relação entre o sono irregular e obesidade.
O estudo relaciona também problemas de sono com os fumadores, atividade física reduzida e abuso de álcool.
A recente pesquisa acrescenta relevância a uma série de estudos que no passado relacionavam a obesidade e outros problemas de saúde com a falta de sono, afirmou o Dr. Ron Kramer, um médico do estado do Colorado, E.U.A., e porta-voz da Academia Médica do Sono dos Estados Unidos. “Os dados estão comprovando que, quem dorme pouco ou demais, tem maiores problemas,” afirmou o Dr. Kramer.
O estudo foi baseado em inquéritos porta a porta a 87.000 adultos desde 2004 a 2006, tendo sido conduzido pelo Centro Nacional de Estatísticas para a Saúde.
Este tipo de estudo não consegue comprovar de forma definitiva relações de causa efeito, por isso, a título de exemplo, não é claro que fumar muito causa insônia ou se as insônia desperta a vontade de fumar, disse Charlotte Schoenborn, a principal responsável pelo estudo. Também não consegue comprovar a influência de outros fatores, tais como a depressão, que pode contribuir para o excesso de peso, fumar, insônia e outros problemas.
Contudo, o estudo verificou que cerca de 33% dos inquiridos que dormem menos que 6 horas por dia são obesos, e 26% dos que dormem 9 horas ou mais também apresentam níveis elevados de obesidade.
A relação entre a importância de uma alimentação saudável com a obesidade é tão mais fundamental quanto os níveis a que se aplica, seja diretamente, através das calorias recebidas através dessa alimentação, seja indiretamente, através da normalização do sono e do equilíbrio de peso.
Contudo, quase metade dos que dormem mais que 9 horas por dia são sedentários, o que levanta problemas de saúde que tornam a prática de atividade física moderada um sério problema, como andar ou subir escadas.
Outros estudos encontraram provas que um sono inadequado está relacionado com desequilíbrios hormonais reguladores de apetite, uma maior taxa de incidência de diabetes e alta pressão sanguínea, notou James Gangwisch, um respeitado investigador do sono da Universidade da Colômbia.
“As questões de fundo a que chegamos passam por recomendar às pessoas que durmam de forma equilibrada e suficiente, como forma de prevenir a obesidade e até como mecanismo de perda de peso,” afirmou Gangwisch, que não esteve envolvido no estudo.

Fonte: The New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A posição correta para dormir no lugar certo.

Ao atingir 60 anos, uma pessoa já passou em média 20 anos de sua vida deitada em um colchão. Ou seja, o ser humano dorme um terço do tempo de sua existência, considerando que em geral as pessoas dormem cerca de oito horas por dia. Várias pesquisas apontam que 90% dos problemas de dores de cabeça, torcicolos, dores na nuca, dores lombares e musculares são decorrentes de noites mal dormidas em colchões inadequados. Qual é a melhor posição para ter uma boa noite de sono e manter a saúde da coluna? Como escolher o colchão ideal? E o travesseiro? As questões têm muita procedência, pois há milhares de tipos de colchões e de travesseiros, sem contar os diferentes hábitos referentes ao ato de dormir e à posição do corpo durante o sono. Uma boa noite de sono não apenas nos traz bom humor e tranquilidade para enfrentar o cotidiano como influi diretamente na saúde da coluna. Como ortopedista, este é o ponto que quero enfatizar dentro do tema dormir bem. E é neste contexto que entro na seara de qu...

Você merece dormir bem!

Nada como uma ótima noite de sono para acordar novo e com mais disposição para enfrentar o dia. Muitas pessoas tem curiosidade em saber quanto tempo e como devem dormir. Pena que a rotina atarefada nem sempre permita um sono tranquilo. Se você é o tipo de pessoa que deixa de dormir para estudar ou trabalhar ou deixa que as aflições do dia-a-dia atrapalhem o seu sono, trate de relaxar. Dormir bem é fundamental não somente para a melhorar a execução das tarefas diárias. Odescanso é de suma importância para a sua saúde e o seu conforto. “O sono é uma necessidade de recuperação essencial ligada a todos os órgãos do corpo. Funções essenciais como conservação de energia, metabolismo anabólico, amadurecimento do sistema nervoso central, consolidação da memória e secreção hormonal são desempenhadas”, explica a neurologista Andréa Bacelar, da Clínica Neurológica Dr. Carlos Bacelar, no Rio de Janeiro. Partes do Sono Segundo a neurologista, o sono é dividido em partes que geram ciclos. “As part...

Dormir bem para não engordar

Mais um estudo vem confirmar a relação entre o pouco sono das crianças e o excesso de peso. As crianças que menos dormem nos primeiros anos de vida são aquelas que têm mais probabilidade de vir a ser obesas ou de crescer com excesso de peso. Cada hora a mais de sono por noite, entre os três e os cinco anos, representa uma descida de 0,49 no Índice de Massa Coporal (IMC) e uma redução de 61 por cento na probabilidade de ter peso excesso ou obesidade aos sete anos de idade. Numa criança com uma altura média, isto representa uma diferença de 0,7 quilos. O estudo envolveu 250 crianças e foi realizado na Nova Zelândia. Os resultados foram publicados no British Medical Journal. Estudos anteriores já tinham demonstrado esta relação entre deficit de sono e excesso de peso. O organismo de quem dorme pouco produz em menor quantidade um hormônio que reduz o apetite (leptina) e em maior quantidade uma outra que estimula o apetite (grelina). Além disso, surgem desequilíbrios no metabolismo e altera...