Pular para o conteúdo principal

Pouco sono pode acelerar o envelhecimento!

Dormir apenas algumas horas de sono pode prejudicar o metabolismo e a produção hormonal de forma semelhante aos efeitos do envelhecimento e as fases iniciais do diabetes.
Perda de sono crônica pode acelerar o aparecimento ou aumento da gravidade das condições relacionadas à idade, tais como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, obesidade e perda de memória.
Os pesquisadores mostraram que apenas uma semana de privação do sono pode alterar os níveis de hormônios e sua capacidade de metabolizar os carboidratos. Pessoas que trocam o sono por trabalho ou lazer podem se acostumar a isso e se sentir menos cansado.


Durante a privação do sono, os pesquisadores descobriram que os níveis de açúcar no sangue dos homens tomaram 40% mais tempo para cair após uma refeição rica em carboidratos, em comparação com o período de sono de recuperação. Sua capacidade de secretar e responder ao hormônio insulina, que ajuda a regular o açúcar no sangue, teve queda de 30%.

Essas mudanças tornam os efeitos da resistência à insulina, um precursor da diabetes tipo 2. Além disso, os homens privados de sono apresentaram maiores concentrações noturnas do hormônio cortisol, que também ajuda a regular o açúcar no sangue e níveis mais baixos de hormônio estimulante da tireóide. Esses níveis de cortisol aumentados imitam os níveis que são vistos freqüentemente em pessoas idosas, e podem estar envolvidos na resistência à insulina relacionada à idade e à perda de memória.

Falta de sono é como um tipo de estresse.
A maioria das pesquisas sobre privação de sono tem incidido sobre o que ele faz para o cérebro, mas é certo que o sono tem muitas outras funções.
Nos estudos, o açúcar encontrado no sangue e as concentrações hormonais foram restauradas após o período de sono de recuperação. Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que nos países desenvolvidos, o sono médio noturno diminuiu  desde o início do século, de 9 horas para 7,5 horas. Muitas pessoas desistem de sono para dar espaço ao trabalho e lazer. Uma quantidade adequada de sono é tão importante quanto a quantidade adequada de exercício. Dormir não é um pecado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você merece dormir bem!

Nada como uma ótima noite de sono para acordar novo e com mais disposição para enfrentar o dia. Muitas pessoas tem curiosidade em saber quanto tempo e como devem dormir. Pena que a rotina atarefada nem sempre permita um sono tranquilo. Se você é o tipo de pessoa que deixa de dormir para estudar ou trabalhar ou deixa que as aflições do dia-a-dia atrapalhem o seu sono, trate de relaxar. Dormir bem é fundamental não somente para a melhorar a execução das tarefas diárias. Odescanso é de suma importância para a sua saúde e o seu conforto. “O sono é uma necessidade de recuperação essencial ligada a todos os órgãos do corpo. Funções essenciais como conservação de energia, metabolismo anabólico, amadurecimento do sistema nervoso central, consolidação da memória e secreção hormonal são desempenhadas”, explica a neurologista Andréa Bacelar, da Clínica Neurológica Dr. Carlos Bacelar, no Rio de Janeiro. Partes do Sono Segundo a neurologista, o sono é dividido em partes que geram ciclos. “As part...

Índia inicia estudo sobre impacto de telefones celulares na saúde humana.

O uso do celular ou a proximidade com a torre de transmissão de celular causa impacto no ciclo menstrual de uma mulher, altera a contagem de espermatozóides no homem, seu padrão de sono ou comportamento em geral? Estas são algumas das questões que o Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR) está buscando respostas. "Torres de celular e telefones celulares emitem grandes quantidades de radiação de radiofreqüência, e a exposição a esta radiação não é boa para a saúde", diz o Dr. MV Katoch, DG, da ICMR, citando o motivo para o início da investigação. "O uso excessivo de telefones celulares ou a exposição de pessoas que vivem perto de uma torre de telefonia celular foram ligados a um efeito adverso sobre a saúde reprodutiva e neurológicas das mulheres de acordo com os dados gerados por estudos em outros países. Queremos verificar se o mesmo é verdadeiro para a população indiana", diz ele. Diferentes departamentos da AIIMS (Instituto de Ciências Médicas da Índia) estão ...

Dormir mal é um fator de risco para o diabetes

Taxa de glicose sanguínea aumenta quando período de sono é mais curto. Ter noites de sono mal dormidas pode aumentar as chances para desenvolver o Diabetes sugere um estudo Universidade de Chicago (EUA), publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. De acordo com o estudo, os resultados indicam que para manter-se longe da doença não basta apenas ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente, pois dormir o suficiente também é necessário para cuidar da saúde. O estudo avaliou cinco homens e seis mulheres, com idade na faixa dos 40 anos. Os participantes estavam um pouco acima do peso, não se exercitavam muito e dormiam, em média, oito horas por dia. Durante dois ciclos de 14 dias, os voluntários permaneceram em um laboratório onde tiveram sua alimentação, sono e atividade cuidadosamente monitorados. Eles não foram impedidos de comer nenhum alimento, inclusive junk food, e nem foram obrigados a se exercitar. Na primeira fase do estudo, os vo...