Jovens de 16 a 18 anos têm melhores resultados na escola quando dormem duas horas a menos do que o até então indicado.
Estudo da Brigham Young University, nos Estados Unidos, descobriu que os estudantes de 16 a 18 anos de idade têm melhor desempenho acadêmico quando dormem cerca de duas horas a menos do que o recomendado para sua faixa etária.
"Nós não estamos falando sobre privação de sono. Os dados simplesmente dizem que sete horas é o ideal nesta idade", disse o autor do estudo, Eric Eide.
O novo estudo realizado por Eide e pelo professor de economia Mark Showalter é o primeiro de uma série de estudos nos quais eles estudam o sono e seu impacto na nossa saúde e educação. Surpreendentemente, as atuais diretrizes federais são baseadas em estudos nos quais os adolescentes foram simplesmente instruídos a continuar dormindo até se sentirem satisfeitos.
"Se você usasse esta mesma abordagem para uma diretriz sobre o quanto as pessoas devem comer, você as colocaria em uma despensa bem abastecida e só observaria o quanto elas comiam até se sentirem satisfeitas. De alguma forma isso não parece certo ", disse Showalter.
No novo estudo, os pesquisadores tentaram ligar o sono a uma medida de desempenho ou produtividade. Analisando dados de uma amostra representativa de 1.724 alunos de escolas primárias e secundárias em todo o país, eles descobriram uma forte relação entre a quantidade de sono que os jovens têm e como eles se saíram em testes padronizados.
Mas, dormir mais não é sempre melhor. Como eles relatam na Eastern Economics Journal, a quantidade certa de sono diminui com a idade:
O ideal aos 10 anos de idade é de 9 - 9,5 horas
O ideal aos 12 anos de idade e de 8 - 8,5 horas
O ideal aos 16 anos de idade é de 7 horas
"Nós não observamos apenas a partir da perspectiva "seu filho pode estar dormindo demais. Por outro lado, se uma criança está dormindo apenas 5,5 horas por noite de sono porque ela está sem tempo, ela teria um desempenho melhor se tivesse mais 90 minutos de sono a cada noite ", disse Eide.
O tamanho do efeito sobre as pontuações dos testes depende de uma série de fatores, mas alterar as horas de sono 80 minutos mais próximo do ótimo é comparável com os pais da criança completarem mais um ano de escolaridade.
"A maioria dos nossos alunos na BYU, especialmente aqueles que tiveram aulas de manhã na escola, vão perceber que 9 horas de sono não é o que os melhores alunos têm", disse Showalter.

Comentários
Postar um comentário