Pular para o conteúdo principal

Estudantes do ensino médio têm melhor desempenho escolar quando dormem 7 horas

Jovens de 16 a 18 anos têm melhores resultados na escola quando dormem duas horas a menos do que o até então indicado.

Estudo da Brigham Young University, nos Estados Unidos, descobriu que os estudantes de 16 a 18 anos de idade têm melhor desempenho acadêmico quando dormem cerca de duas horas a menos do que o recomendado para sua faixa etária.
"Nós não estamos falando sobre privação de sono. Os dados simplesmente dizem que sete horas é o ideal nesta idade", disse o autor do estudo, Eric Eide.
O novo estudo realizado por Eide e pelo professor de economia Mark Showalter é o primeiro de uma série de estudos nos quais eles estudam o sono e seu impacto na nossa saúde e educação. Surpreendentemente, as atuais diretrizes federais são baseadas em estudos nos quais os adolescentes foram simplesmente instruídos a continuar dormindo até se sentirem satisfeitos.
"Se você usasse esta mesma abordagem para uma diretriz sobre o quanto as pessoas devem comer, você as colocaria em uma despensa bem abastecida e só observaria o quanto elas comiam até se sentirem satisfeitas. De alguma forma isso não parece certo ", disse Showalter.
No novo estudo, os pesquisadores tentaram ligar o sono a uma medida de desempenho ou produtividade. Analisando dados de uma amostra representativa de 1.724 alunos de escolas primárias e secundárias em todo o país, eles descobriram uma forte relação entre a quantidade de sono que os jovens têm e como eles se saíram em testes padronizados.
Mas, dormir mais não é sempre melhor. Como eles relatam na Eastern Economics Journal, a quantidade certa de sono diminui com a idade:
O ideal aos 10 anos de idade é de 9 - 9,5 horas
O ideal aos 12 anos de idade e de 8 - 8,5 horas
O ideal aos 16 anos de idade é de 7 horas
"Nós não observamos apenas a partir da perspectiva "seu filho pode estar dormindo demais. Por outro lado, se uma criança está dormindo apenas 5,5 horas por noite de sono porque ela está sem tempo, ela teria um desempenho melhor se tivesse mais 90 minutos de sono a cada noite ", disse Eide.
O tamanho do efeito sobre as pontuações dos testes depende de uma série de fatores, mas alterar as horas de sono 80 minutos mais próximo do ótimo é comparável com os pais da criança completarem mais um ano de escolaridade.
"A maioria dos nossos alunos na BYU, especialmente aqueles que tiveram aulas de manhã na escola, vão perceber que 9 horas de sono não é o que os melhores alunos têm", disse Showalter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você merece dormir bem!

Nada como uma ótima noite de sono para acordar novo e com mais disposição para enfrentar o dia. Muitas pessoas tem curiosidade em saber quanto tempo e como devem dormir. Pena que a rotina atarefada nem sempre permita um sono tranquilo. Se você é o tipo de pessoa que deixa de dormir para estudar ou trabalhar ou deixa que as aflições do dia-a-dia atrapalhem o seu sono, trate de relaxar. Dormir bem é fundamental não somente para a melhorar a execução das tarefas diárias. Odescanso é de suma importância para a sua saúde e o seu conforto. “O sono é uma necessidade de recuperação essencial ligada a todos os órgãos do corpo. Funções essenciais como conservação de energia, metabolismo anabólico, amadurecimento do sistema nervoso central, consolidação da memória e secreção hormonal são desempenhadas”, explica a neurologista Andréa Bacelar, da Clínica Neurológica Dr. Carlos Bacelar, no Rio de Janeiro. Partes do Sono Segundo a neurologista, o sono é dividido em partes que geram ciclos. “As part...

Índia inicia estudo sobre impacto de telefones celulares na saúde humana.

O uso do celular ou a proximidade com a torre de transmissão de celular causa impacto no ciclo menstrual de uma mulher, altera a contagem de espermatozóides no homem, seu padrão de sono ou comportamento em geral? Estas são algumas das questões que o Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR) está buscando respostas. "Torres de celular e telefones celulares emitem grandes quantidades de radiação de radiofreqüência, e a exposição a esta radiação não é boa para a saúde", diz o Dr. MV Katoch, DG, da ICMR, citando o motivo para o início da investigação. "O uso excessivo de telefones celulares ou a exposição de pessoas que vivem perto de uma torre de telefonia celular foram ligados a um efeito adverso sobre a saúde reprodutiva e neurológicas das mulheres de acordo com os dados gerados por estudos em outros países. Queremos verificar se o mesmo é verdadeiro para a população indiana", diz ele. Diferentes departamentos da AIIMS (Instituto de Ciências Médicas da Índia) estão ...

Dormir mal é um fator de risco para o diabetes

Taxa de glicose sanguínea aumenta quando período de sono é mais curto. Ter noites de sono mal dormidas pode aumentar as chances para desenvolver o Diabetes sugere um estudo Universidade de Chicago (EUA), publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. De acordo com o estudo, os resultados indicam que para manter-se longe da doença não basta apenas ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente, pois dormir o suficiente também é necessário para cuidar da saúde. O estudo avaliou cinco homens e seis mulheres, com idade na faixa dos 40 anos. Os participantes estavam um pouco acima do peso, não se exercitavam muito e dormiam, em média, oito horas por dia. Durante dois ciclos de 14 dias, os voluntários permaneceram em um laboratório onde tiveram sua alimentação, sono e atividade cuidadosamente monitorados. Eles não foram impedidos de comer nenhum alimento, inclusive junk food, e nem foram obrigados a se exercitar. Na primeira fase do estudo, os vo...