Pular para o conteúdo principal

Estudantes do ensino médio têm melhor desempenho escolar quando dormem 7 horas

Jovens de 16 a 18 anos têm melhores resultados na escola quando dormem duas horas a menos do que o até então indicado.

Estudo da Brigham Young University, nos Estados Unidos, descobriu que os estudantes de 16 a 18 anos de idade têm melhor desempenho acadêmico quando dormem cerca de duas horas a menos do que o recomendado para sua faixa etária.
"Nós não estamos falando sobre privação de sono. Os dados simplesmente dizem que sete horas é o ideal nesta idade", disse o autor do estudo, Eric Eide.
O novo estudo realizado por Eide e pelo professor de economia Mark Showalter é o primeiro de uma série de estudos nos quais eles estudam o sono e seu impacto na nossa saúde e educação. Surpreendentemente, as atuais diretrizes federais são baseadas em estudos nos quais os adolescentes foram simplesmente instruídos a continuar dormindo até se sentirem satisfeitos.
"Se você usasse esta mesma abordagem para uma diretriz sobre o quanto as pessoas devem comer, você as colocaria em uma despensa bem abastecida e só observaria o quanto elas comiam até se sentirem satisfeitas. De alguma forma isso não parece certo ", disse Showalter.
No novo estudo, os pesquisadores tentaram ligar o sono a uma medida de desempenho ou produtividade. Analisando dados de uma amostra representativa de 1.724 alunos de escolas primárias e secundárias em todo o país, eles descobriram uma forte relação entre a quantidade de sono que os jovens têm e como eles se saíram em testes padronizados.
Mas, dormir mais não é sempre melhor. Como eles relatam na Eastern Economics Journal, a quantidade certa de sono diminui com a idade:
O ideal aos 10 anos de idade é de 9 - 9,5 horas
O ideal aos 12 anos de idade e de 8 - 8,5 horas
O ideal aos 16 anos de idade é de 7 horas
"Nós não observamos apenas a partir da perspectiva "seu filho pode estar dormindo demais. Por outro lado, se uma criança está dormindo apenas 5,5 horas por noite de sono porque ela está sem tempo, ela teria um desempenho melhor se tivesse mais 90 minutos de sono a cada noite ", disse Eide.
O tamanho do efeito sobre as pontuações dos testes depende de uma série de fatores, mas alterar as horas de sono 80 minutos mais próximo do ótimo é comparável com os pais da criança completarem mais um ano de escolaridade.
"A maioria dos nossos alunos na BYU, especialmente aqueles que tiveram aulas de manhã na escola, vão perceber que 9 horas de sono não é o que os melhores alunos têm", disse Showalter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A posição correta para dormir no lugar certo.

Ao atingir 60 anos, uma pessoa já passou em média 20 anos de sua vida deitada em um colchão. Ou seja, o ser humano dorme um terço do tempo de sua existência, considerando que em geral as pessoas dormem cerca de oito horas por dia. Várias pesquisas apontam que 90% dos problemas de dores de cabeça, torcicolos, dores na nuca, dores lombares e musculares são decorrentes de noites mal dormidas em colchões inadequados. Qual é a melhor posição para ter uma boa noite de sono e manter a saúde da coluna? Como escolher o colchão ideal? E o travesseiro? As questões têm muita procedência, pois há milhares de tipos de colchões e de travesseiros, sem contar os diferentes hábitos referentes ao ato de dormir e à posição do corpo durante o sono. Uma boa noite de sono não apenas nos traz bom humor e tranquilidade para enfrentar o cotidiano como influi diretamente na saúde da coluna. Como ortopedista, este é o ponto que quero enfatizar dentro do tema dormir bem. E é neste contexto que entro na seara de qu...

Você merece dormir bem!

Nada como uma ótima noite de sono para acordar novo e com mais disposição para enfrentar o dia. Muitas pessoas tem curiosidade em saber quanto tempo e como devem dormir. Pena que a rotina atarefada nem sempre permita um sono tranquilo. Se você é o tipo de pessoa que deixa de dormir para estudar ou trabalhar ou deixa que as aflições do dia-a-dia atrapalhem o seu sono, trate de relaxar. Dormir bem é fundamental não somente para a melhorar a execução das tarefas diárias. Odescanso é de suma importância para a sua saúde e o seu conforto. “O sono é uma necessidade de recuperação essencial ligada a todos os órgãos do corpo. Funções essenciais como conservação de energia, metabolismo anabólico, amadurecimento do sistema nervoso central, consolidação da memória e secreção hormonal são desempenhadas”, explica a neurologista Andréa Bacelar, da Clínica Neurológica Dr. Carlos Bacelar, no Rio de Janeiro. Partes do Sono Segundo a neurologista, o sono é dividido em partes que geram ciclos. “As part...

Dormir bem para não engordar

Mais um estudo vem confirmar a relação entre o pouco sono das crianças e o excesso de peso. As crianças que menos dormem nos primeiros anos de vida são aquelas que têm mais probabilidade de vir a ser obesas ou de crescer com excesso de peso. Cada hora a mais de sono por noite, entre os três e os cinco anos, representa uma descida de 0,49 no Índice de Massa Coporal (IMC) e uma redução de 61 por cento na probabilidade de ter peso excesso ou obesidade aos sete anos de idade. Numa criança com uma altura média, isto representa uma diferença de 0,7 quilos. O estudo envolveu 250 crianças e foi realizado na Nova Zelândia. Os resultados foram publicados no British Medical Journal. Estudos anteriores já tinham demonstrado esta relação entre deficit de sono e excesso de peso. O organismo de quem dorme pouco produz em menor quantidade um hormônio que reduz o apetite (leptina) e em maior quantidade uma outra que estimula o apetite (grelina). Além disso, surgem desequilíbrios no metabolismo e altera...