Pular para o conteúdo principal

SAÚDE - COMPUTADOR PREJUDICA O SONO MAIS QUE BALADAS

Ficar na frente do computador à noite é pior para a saúde do sono do que be­ber, fumar ou sair para a balada. Uma pesquisa da Unicamp avaliou 710 uni­versitários e descobriu que, de cada dez pessoas que usam o PC à noite, até sete enfrentam problemas para dormir.

Dentre todos os jovens analisados, 486 eram mulhe­res e 224 homens. Desse total, 60% (428) foram classifica­dos como maus dormidores. Esse índice subiu quando eram avaliados apenas os in­ternautas noturnos e os fu­mantes.
O estudo concluiu que, en­tre os que usam a o micro das 19h à meia-noite, 73,3% fo­ram classificados como maus dormidores. Para quem assis­te à televisão no mesmo horá­rio, por exemplo, o sono foi prejudicado em 59,7% dos casos.

De acordo com a psicólo­ga Gema Galgani Mesquita, autora do estudo, a lumino­sidade do computador, assim como a da televisão e a das lâmpadas, estimula os neurô­nios e desregula a liberação da melatonina, o hormônio do sono. Isso impede que a pes­soa chegue ao sono profundo e reparador.
- O grande vilão do sono é a luz. Exposto à luminosida­de, o organismo não metabo­liza o hormônio na forma que precisa para ter um sono repa­rador.
No caso do computador, os danos são ainda maiores por dois motivos: a proximidade com a tela e o conteúdo. Na comparação com a televisão, a internet demanda mais ativida­de mental do usuário.

Para a psiquiatra Ana Pau­la Hecksher, especialista em sono, o computador é mais presente na vida do jovem do que o álcool e o cigarro.

- O computador acaba sen­do um vilão maior. Tem uma frequência mais intensa. E ele prejudica o jovem ainda que ele faça atividades adequadas, como uma pesquisa.

O que agrava o cenário, se­gundo a autora do estudo, é que as novas gerações estão acostumadas a se comunicar pela internet, hábito que não vai ficar para trás ao longo da vida.
- Para quem quer dormir bem, o ideal é sair às oito da noite do computador. Porque aí vai dar tempo de metaboli­zar o hormônio do sono.

MULHERES SOFREM MAIS

O estudo da Unicamp re­velou ainda que as mulhe­res são mais prejudicadas pe­los efeitos do computador que os homens. Ao avaliar aque­las que usam o micro das 19h às 24h durante os fins de se­mana, 83,4% foram classifi­cadas como más dormidoras. No caso dos homens, o maior índice não passou dos 62,5% e se refere àqueles que ficam conectados das 19 às 22h. De acordo com a autora do estudo, ainda não se sabe porque os re­sultados são diferentes para eles e elas.
- Talvez seja uma diferen­ça hormonal, na metaboliza­ção do hormônio do sono, ou talvez seja a maior resistência física deles. Não sabemos ain­da. Essa será a próxima fase da pesquisa.

A luminosidade do computador, estimula os neurônios e desregula a liberação da melatonina, o hormônio do sono

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A posição correta para dormir no lugar certo.

Ao atingir 60 anos, uma pessoa já passou em média 20 anos de sua vida deitada em um colchão. Ou seja, o ser humano dorme um terço do tempo de sua existência, considerando que em geral as pessoas dormem cerca de oito horas por dia. Várias pesquisas apontam que 90% dos problemas de dores de cabeça, torcicolos, dores na nuca, dores lombares e musculares são decorrentes de noites mal dormidas em colchões inadequados. Qual é a melhor posição para ter uma boa noite de sono e manter a saúde da coluna? Como escolher o colchão ideal? E o travesseiro? As questões têm muita procedência, pois há milhares de tipos de colchões e de travesseiros, sem contar os diferentes hábitos referentes ao ato de dormir e à posição do corpo durante o sono. Uma boa noite de sono não apenas nos traz bom humor e tranquilidade para enfrentar o cotidiano como influi diretamente na saúde da coluna. Como ortopedista, este é o ponto que quero enfatizar dentro do tema dormir bem. E é neste contexto que entro na seara de qu...

Você merece dormir bem!

Nada como uma ótima noite de sono para acordar novo e com mais disposição para enfrentar o dia. Muitas pessoas tem curiosidade em saber quanto tempo e como devem dormir. Pena que a rotina atarefada nem sempre permita um sono tranquilo. Se você é o tipo de pessoa que deixa de dormir para estudar ou trabalhar ou deixa que as aflições do dia-a-dia atrapalhem o seu sono, trate de relaxar. Dormir bem é fundamental não somente para a melhorar a execução das tarefas diárias. Odescanso é de suma importância para a sua saúde e o seu conforto. “O sono é uma necessidade de recuperação essencial ligada a todos os órgãos do corpo. Funções essenciais como conservação de energia, metabolismo anabólico, amadurecimento do sistema nervoso central, consolidação da memória e secreção hormonal são desempenhadas”, explica a neurologista Andréa Bacelar, da Clínica Neurológica Dr. Carlos Bacelar, no Rio de Janeiro. Partes do Sono Segundo a neurologista, o sono é dividido em partes que geram ciclos. “As part...

Dormir bem para não engordar

Mais um estudo vem confirmar a relação entre o pouco sono das crianças e o excesso de peso. As crianças que menos dormem nos primeiros anos de vida são aquelas que têm mais probabilidade de vir a ser obesas ou de crescer com excesso de peso. Cada hora a mais de sono por noite, entre os três e os cinco anos, representa uma descida de 0,49 no Índice de Massa Coporal (IMC) e uma redução de 61 por cento na probabilidade de ter peso excesso ou obesidade aos sete anos de idade. Numa criança com uma altura média, isto representa uma diferença de 0,7 quilos. O estudo envolveu 250 crianças e foi realizado na Nova Zelândia. Os resultados foram publicados no British Medical Journal. Estudos anteriores já tinham demonstrado esta relação entre deficit de sono e excesso de peso. O organismo de quem dorme pouco produz em menor quantidade um hormônio que reduz o apetite (leptina) e em maior quantidade uma outra que estimula o apetite (grelina). Além disso, surgem desequilíbrios no metabolismo e altera...